Qual papel usar para origami

Postado por Adriana Higa às 23:48

Para fazer origami podemos usar qualquer tipo de papel mas é claro que com o treino e o desenvolvimento nas técnicas percebemos que os resultados variam. Ao escolher o tipo de papel, observe a sua espessura ou seja a gramatura se é mais fino ou mais grosso. Papéis mais finos estão entre 30 e 60g, o nosso velho papel sulfite é de 75g (papel A4 ou ofício que usamos na escola), papéis médios estão entre 90 e 120g, e papéis mais pesados de 150, 180 e até 240g.

Papéis grossos demais acabam se quebrando ao serem vincados. Já papéis muito finos ou moles não podem ser dobrados ou desdobrados muitas vezes, pois rasgam-se facilmente e não têm a rigidez necessária.

Vou listar abaixo os papéis mais usados para origami:

Papel sulfite


Se você esta iniciando no origami o papel sulfite colorido é uma ótima escolha pois é barato e pode-se dobrar muitas vezes. Não possui muita diversidade nas cores.

Papéis de presente ou fantasia


Estampados de um lado e brancos de outro, são excelentes para valorizar ou estilizar uma peça. Uma dica: nem todo papel de embrulhar presente serve para Origami. Muitos não seguram as dobras ou não vincam direito. Outros, quando dobrados formam marcas/ranhuras na impressão. Sem falar da chatice que é refilar o papel em quadrados do mesmo tamanho para usar, por exemplo, na confecção de um Kusudama. Mas sim, existem estampas muito bacanas e papéis com qualidade. Se possível faça um teste antes dobrando um barquinho ou um tsuru.

Papel espelho, dobradura ou gessado



Colorido de um lado e branco de outro, pode ser facilmente encontrado em qualquer papelaria, a gramatura é de mais ou menos 75g geralmente é vendido no tamanho de 1m x 0,50m. Ele tem cores muito vivas e a opção de com ou sem brilho. Porém, marca os vincos.

Papéis importado para Origami



Já vem cortados no formato quadrado e com diversas estampas sendo a maioria chinesa, japonesa e coreana. É um papel caro mas vale a pena o investimento. Encontrados em poucos lugares no Brasil ou ainda você pode comprar pela internet.

Color Plus


É um ótimo papel, colorido na massa, isto é, a coloração é dada antes da produção final do papel. Por não ser pintado, não deixa vincos brancos ao ser dobrado e nas áreas do corte. Pode ser encontrado em diversas cores "vivas" e é produzido em diversas gramaturas.

Color Set


É colorido dos dois lados mas é tingido por isso ao ser dobrado e nas áreas de corte fica os vincos brancos . Possui uma grande diversidade de cores e gramaturas.

Papel Laminado ou Metalizado


Oferece uma vantagem permite que se dobre e molde a peça com maior facilidade. Uma desvantagem, entretanto, é que nesse tipo de papel os vincos ficam mais evidentes, deixando marcas indesejadas no modelo pronto. Sua face brilhante torna certos modelos bem atraentes, porém seu manuseio requer cuidado especial por ser um papel muito delicado.

Papel Vegetal


Esse papel aceita muito bem as dobras, mantendo-as firme. Uma outra característica é ser um papel translúcido por isso cria um efeito bem interessante em modelos modulares como caixas e luminárias. Infelizmente, a maioria das papelarias só tem na cor branca apesar de existerem nas cores azul, laranja, amarelo, pérola, prata, verde, vermelho mas terá que procurar bastante para encontra-lo. Uma outra alternativa é tingir o papel, existem diversas tecnicas de tingimento.

Papel Kraft


É um dos papéis mais resistentes e existem diversas espessuras. As dobras ficam firmes e é ótimo pra dobrar modelos complexos que não precisem de muita modelagem final ou também é muito usado para caixas.

Papel Sanduiche


O papel sanduíche é feito colando uma folha de papel alumínio entre duas de papel de seda. Tem uma boa resistência para origami com muitas dobrar e possibilita moldar a peça depois de pronta dando mais naturalidade e movimento. Uma desvantagem é desfazer as dobras depois de apertado e o papel acaba ficando com uma aparência de amassado mais facilmente. Existe um vídeo que explica como é feita a fabricação: Making Tissue Foil (Origami Paper)


Além dos papéis citados, também são usados: manteiga, camurça, pardo entre outros.

Tamanhos

Não existe um tamanho "padrão" a escolha do tamanho é algo pessoal. Na dúvida, o tamanho 15 x 15cm é bastante usado ou 7,5 x 7,5cm para kusudamas.

Outros formatos como retângulos, triângulos e até mesmo papéis circulares, podem ser utilizados para dobrar peças.



Espero que tenham gostado ^^
Boas dobras!

13 comentários:

ૐ Adriana Sanches ૐ disse...

Nossa, que maravilha!
Muito boa essas dica, Adriana!
Aliás seu blog é muito bom. Até já recomendei pra um colega que conhecia na net, que esta iniciando no origami. PARABÉNS!!!

E TE CONVIDO ME VISITAR E CONHECER MEUS TRABALHOS!
bJS

Adriana Higa disse...

Oi Drika, obrigada pelos elogios =D
Visitei o seu blog vc está de parabéns, seus trabalhos são maravilhosos!

Já estou na sua lista de seguidores.
Bjos!

Katia Santos disse...

Achei seu blog ótimo!
Passei pra dar uma conferida nas estrelinhas e acabei ficando. rsrs
Fiz algumas dobraduras, daquelas beeeeeeeeem facinhas só pra distrair, mais seus trabalhos são alem do posso vir a tentar. rsrs
obrigada pela disponibilidade de ténicas e dicas.
Bjs

vinicius firmino disse...

que hamster é esse :]

raphael_gamer disse...

adorei agora posso fazer tranquilamente meu ancient dragon

ATELIER ROSLAINE LIMA disse...

lindo seu blog,já estou te seguindo e te convido a visitar o meu,tenha um ótimo fim de semana,bjos

Lidiane Ster disse...

Parabéns pela explicações dos papéis, vai me ajudar muito.Adorei.

SOL disse...

A um tempo a tras fui a uma festa regional aqui na região de minha cidade,Campinas e me deparei com uma feira onde só tinha origami...e fiquei fascinada acabei adquirindo um mobile lindo,agora bateu a vontade de aprender e seu blog eh o mais completo que achei para isso...meus parabéns e obrigada pelo oportunidade!

Patrick Maestri disse...

Parabéns pelos comentários.

Gostaria de adicionar uns inputs com relação ao papel manteiga. Achei ele interessante para ser usado, contudo as marcas das dobraduras dependendo da complexidade vão se perdendo tornando trabalhoso o modelo. Implementei o Fiery Dragon (apesar de ser a 1a vez que estou fazendo modelos complexos e baseado no vídeo de Jô Nakashima (http://www.youtube.com/watch?feature=fvwp&NR=1&v=_y0sGezNX_w) e saiu bem certo)... fiz o mesmo modelo numa A4 - é factível mas tem passos da asa e do corpo que eu tive que pular...

Bem, o foco não é o origami, mas o papel... então, vale aí meu input - fique a vontade para manter ou não ele!

Abraço,
Patrick

Carnevale disse...

Olá, Agradecido pelas dicas. mas fiquei com uma dúvida. É necessário que o papel seja sempre quadrado?

Abs, Leo

wania ellen sousa disse...

Ola amei suas dicas e gostaria de perguntas se ha algum tipo de verniz para os papeis (origamis) sem tirar sua cor 'original' ou algum outro tipo de material para deixa-lo mais duro e conservado depois de pronto.

Carina Novais disse...

Qual é melhor papel para se fazer origami ???? é melhor fazer o origami usando modelo 1 ou modelo 2 ???

Arte&manhãs disse...

OLÁ,
TRABALHO COM BISCUIT FAZENDO NOIVINHOS,
TENHO MUITA VONTADE DE TENTAR FAZER UNS NOIVINHOS DE DOBRADURAS DE PAPEL QUE VI NA INTERNET.
SÓ NÃO SEI QUE PAPEL USAR.

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...